Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

Atenção aos golpes: aprenda como se prevenir dos principais golpes aplicados na internet!

Estamos presentes todos os dias apoiando sua vida financeira, mas também temos como uma de nossas prioridades manter a sua conta e os seus dados protegidos.

Para isso, além de assegurar altos padrões de segurança em nossos sistemas, precisamos também da parceria de todos para reforçar cuidados que podem fazer a diferença na hora de proteger as suas informações e o seu dinheiro.

Elencamos os principais golpes da internet e trouxemos dicas de como se prevenir, confira: 

  • Golpes Links Suspeitos

Sabe aquelas ofertas imperdíveis e mensagens com senso de urgência que te pedem para clicar em algum link, ligar para alguém ou instalar algo? O nome desse tipo de golpe é phishing. Os fraudadores fingem que são de uma instituição financeira e enviam links por e-mail, SMS, ligação ou WhatsApp e depois pedem que você realize alguma ação.

Como se proteger? 

  • Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos e sistemas.
  • Não clique em links ou e-mails com ofertas “boas demais para serem verdade”, em mensagens com senso de urgência e/ou com ameaças como “seu serviço será suspenso se” ou “sua conta foi bloqueada”.
  • Não abra e-mails ou clique em anexos e links enviados por desconhecidos.
  • Não instale aplicativos diferentes dos oficiais.
  • Golpes com Compras Online

Nada como a comodidade de poder comprar sem precisar sair de casa. Ao mesmo tempo, a internet está repleta de páginas falsas de sites ou lojas, muito parecidos com os oficiais, criados por criminosos. Você acessa e sem perceber ao fazer o pagamento, terminará repassando os seus dados.

Como se proteger?

Não faça compras usando dispositivos que não sejam o seu.

Não clique em links: prefira acessar os sites digitando o site no seu navegador.

Faça compras usando o cartão virtual e ao realizar a compra, sempre consulte o valor no app.

Em caso de dúvida após fazer uma compra, bloquei o seu cartão e entre em contato com a sua instituição financeira imediatamente.

  • Golpes nas Redes Sociais

As redes sociais estão repletas de armadilhas também. Contas fakes usando dados de pessoas e organizações são criadas o tempo todo na tentativa de promover falsos sorteios e promoções e assim, aplicar golpes!

Como se proteger?

Faça ou peça ajuda para fazer a ativação em duas etapas em todas as contas que oferecem essa opção: e-mail, WhatsApp, aplicativos etc. Esta funcionalidade dificulta a ação de criminosos, pois quando ativada exige que sejam fornecidas duas informações para provar quem está realizando o acesso.

Configure a privacidade. Nessas plataformas costumamos expor informações que podem ser utilizadas por criminosos. Se não souber como fazer isso, peça ajuda a alguém de confiança.

Não deixe seu número de telefone como público nas redes sociais ou em comentários de posts de terceiros.

Não compartilhe a sua chave Pix em postagens públicas de terceiros. A chave Pix pode ser o seu telefone, e-mail ou CPF, e criminosos usam estas informações para aplicar golpes.

Se receber qualquer link, endereço de site, mensagem ou ligação suspeitos, não

clique e nem responda. Entre em contato com a Cooperativa imediatamente pelos canais oficiais. Isso vale também para o caso de perda ou roubo do seu cartão ou cobranças indevidas que possam aparecer no seu extrato.

Desconfiou de qualquer outra situação?

Entre em contato com o SAC, pelo número exclusivo 0800 647 2200 (atenção: este é o único número oficial de atendimento da Cooperativa).

O atendimento é das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 20h aos sábados, domingos e feriados. Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740. Você também pode acionar o SAC pelo chat da Conta Online, nos mesmos horários.

Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png