Acesse a conta on-line com mais praticidade no app Ailos
Abrir no Aplicativo

Fechar

Menu
Início do Conteúdo

CredCrea tem sua primeira gestão do conselho composta por mulheres!

Mais de 5 mil mulheres são cooperadas da Cooperativa de Crédito dos Profissionais dos CREAs e Demais Áreas Tecnológicas – CredCrea, o que representa 32,45% dos membros da cooperativa. Mesmo assim, até setembro de 2020, a cooperativa nunca havia tido mulheres em seu conselho administrativo. Essa é a primeira gestão composta por mulheres no conselho da CredCrea. “Apesar do modelo do cooperativismo ser mais democrático e igualitário, ainda há pouca representatividade feminina nos cargos de liderança”, comenta Aline Flor, conselheira de administração da CredCrea.

Aline Flor – Conselheira de administração da CredCrea

A atual gestão do conselho da CredCrea é composta por 13 pessoas, dentre elas 2 são mulheres. Em todo o país, de acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), cerca de 18% dos profissionais de engenharia são mulheres. Daniela Coninck, conselheira da CredCrea, lembra que a classe dos engenheiros ainda é majoritariamente masculina, mas que a presença feminina vem ganhando destaque. Em dois anos, o Confea registrou um aumento de 42% de mulheres registradas como engenheiras.

Além disso, Coninck destaca que o modelo cooperativista, apesar de criado por homens, carrega uma essência feminina. “A mulher, até pela sua criação, tem esse espírito cooperativista, de preocupação e cuidado com o outro”, afirma a conselheira. Flor completa que “nós mulheres, até mesmo os homens, dentro de uma cooperativa temos que perceber que fazemos parte da gestão, que pertencemos a toda estrutura. Temos que desenvolver nosso sentimento de dono e reivindicar nossa posição”.

Daniela Coninck – Conselheira da CredCrea

O conselho administrativo da cooperativa de crédito possui uma visão estratégica, olhando para o futuro da instituição. Com esta sendo a primeira gestão com mulheres, é possível que iniciativas sejam traçadas para trazer mais lideranças femininas. “Se temos mulheres liderando e trazendo representatividade, encorajamos outras para assumirem esses cargos e podemos tornar esse espaço mais feminino”, completa a conselheira Aline Flor.

 

 

Fonte: Easy Coop

Compartilhar notícia
Quer ser um cooperado?
Entre em contato conosco
Seja Cooperado
Fale Conosco
Atendimento das 7h às 22h, de segunda a sexta e das 8h às 20h sábados, domingos e feriados.
Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740

Ouvidoria 0800 644 1100
Atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta
O Internet Explorer está sendo descontinuado.
Por favor, use outro navegador para acessar o site. Veja alguns navegadores que você pode utilizar:
logo-edge.png logo-chrome.png logo-firefox.png logo-opera.png